Bê Nails: Cutículas: Tirar ou não tirar?

Cutículas: Tirar ou não tirar?

Olá meninas!
Hoje eu trouxe um assunto que existe muita polêmica, tirar ou não as cutículas. Esse é um hábito das brasileiras, as americanas e europeias não tiram as cutículas. 
Tecnicamente a cutícula é “o prolongamento da camada córnea (primeira camada da epiderme, formada por células mortas e queratina) que recobre a o ponto de origem da unha.”, mesmo que pareça ser fácil de retirar e que cresça rápido, a pequena pele deve ficar onde está. A cutícula é uma estrutura de proteção responsável pelo crescimento e origem à unha, contra a entrada de microrganismos e a ação de agentes irritantes (bactérias). Desta forma, a cutícula nunca deve ser removida, segundo dermatologistas quando a cutícula é retirada da pele, as unhas também ficam propensas a um aspecto rugoso, quebradiço, com sulcos e se não cuidadas e hidratadas, até podem descolar dos dedos. O importante é tentar não retirar as cutículas profundamente, para evitar um processo inflamatório que possa trazer prejuízo à matriz da unha. Se houver inflamação na região da matriz, podem aparecer nas unhas pontos brancos, estriações e até deformidades nas unhasSe você vai sempre a manicure, pode levar seu próprio kit de instrumentos para as unhas (alicate, lixa, espátula entre outros), pois não há como sabermos se tem esterilização dos estabelecimentos Se a manicure não faz o processo correto de esterilização, as chances de infecções e transmissão de doenças de sangue, como hepatite B e C. Não que todas as manicures não façam esse procedimento, é claro.

Então qual é a solução?
Hidratar, hidratar e hidratar mais um pouco. Para quem não consegue ficar com aquela pele extra sob as unhas, a dica é a famosa empurradinha de cutícula. Com um palitinho, impulsione a cutícula para o sentido da carne dos dedos. Mas, cuidado para não acabar machucando as mãos! Empurre levemente, com o auxilio de um creme hidratanteOutra dica é apostar nos cremes redutores de cutículas, como a TratUnhas da Mirra’s. O creme deixa a pele mais fininha.

E quem não consegue tirar as cutículas?
Bem, então vamos ao passo a passo de como tirar as cutículas corretamente
  • 1º passo: Esterilizar os equipamentos (alicate, espátula) antes do uso.  Lavar em água corrente e sabão antes de passar o álcool. Enxugar bem os esquipamentos antes guardá-los;
  • 2º passo: Passar um creme de “amolecer a cutícula” em todas as unhas, eu uso um da Vefic, com tampinha rosa não precisa colocar na água mas tem uns cremes que precisa colocar as unhas dentro de uma vasilha com água morna, para deixar as cutículas bem amolecidas;
  • 3º passo: Usar a espatula para empurrar a cutícula. Com movimentos de vai e vem, com bastante delicadeza, para não machucar suas unhas;
  • 4º passo: Usar um alicate bem amolado. Comece sempre dos canto para o centro. Não fique afundando demais as cutículas;
  • 5º passo: Passar sempre uma base, no sentido da raiz em direção a ponta do dedo. Eu já fiz um post das bases que eu costumo a usar. Mas recentemente comecei a usar a base da Colorama, Pró-Fortalecimento (com os cravos) que eu estou amando.
Agora com tudo explicadinho vai deixar, ou tirar a cutícula? Bem, eu tenho preguiça de ficar todo dia hidratando e vou ficar tirando rs. Mas e vocês? Comente!



Comentários do facebook
4 Comentários do Blogger

4 comentários:

  1. não tiro de jeito nenhum, detesto tirar, mesmo porque as minhas são bem fininhas :)
    beijos be

    ResponderExcluir
  2. Já tentei mas não cosido ficar sem tirar a cutícula! Axo que fica mais bonito pelo menos em mim e não aguento ver aquela pele tenho q tirar rsrs e continuarei tirando..mas claro que eu mesmo que faço minhas unhas e minhas coisas só eu uso tudo limpinho e esterilizado...;)

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *